Pessoal,
Em um dia normal de trabalho, estava navegando na web e o navegador começou a pedir autenticação de proxy (não é normal), pelo menos não na infraestrutura que eu administro. Fui verificar o proxy, a princípio não havia nada de errado, fui restartar o squid e me deparei com a seguinte mensagem:
squid: ERROR: no running copy
Depois de horas pesquisando consegui arrumar da seguinte forma:
Se a partição /var estiver com 100% de uso, a menssagem:
squid: ERROR: No running copy
Aparecerá, e tu não conseguirás navegar na internet. Isto acontece pois o squid grava o número do processo dentro de um arquivo de log chamado squid.pid, se o /var estiver cheio, ele não vai ter espaço para gravar o log e vai dar erro.
Para solucionar este problema, verifique a sua área em disco:
#df -h
Se o /var estiver cheio, ou seja, de 90 a 100% de uso, acesse o diretório e verifique qual arquivo está ocupando espaço fora do normal:
#cd /var
#du -h *
Após encontrar, no meu caso o /var encheu devido aos arquivos de log do Sarg, que são criados diariamente.
Basta limpar estes arquivos, deixando eles em branco, nunca apague os arquivos de log, pois podem ocasionar mal funcionamento do serviço, apenas deixem eles vazios.
#cd /var/www/sarg/
Agora, por exemplo entre na pasta monthly e apague os relatórios do mes anterior.
#cd /var/www/sarg/monthly/fev
#rm -rf *
Pronto, agora reinicie o seu squid e tudo voltará ao normal.
Lembre que no meu caso foi os relatórios do sarg que estavam enchendo o /var, no seu sistema pode ser outro diretório.
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