EAD : Desmistificando o ensino a distância

Olá pessoal, neste post vou relatar o meu ponto de vista sobre a modalidade de ensino “EAD” com uma ótica de aluno. Bom, no ano de 2013 mais precisamente no segundo semestre, iniciei nesta categoria de ensino a distância, se tornando um grande desafio para mim afinal anteriormente eu cursava um tecnólogo de Sistema para Internet na categoria presencial, estava fazendo 3 cadeiras pois o fator “grana” na época não me permitia fazer mais cadeiras e esse foi um dos fatores que me fez mudar para um curso em EAD.


  As Primeiras Impressões 
 As primeiras impressões desta categoria de ensino é que ao estarmos em uma grande turma com muitas pessoas de todo o país temos uma falsa sensação de estarmos conectados a várias pessoas mesmo que virtualmente, infelizmente isso não é uma realidade. Pois muitas vezes a disponibilidade dos colegas não é a mesma da categoria presencial, é muito mais fácil a interação com poucas pessoas frente a frente ou lado a lado em uma sala de aula física do que com vários avatares que nem sempre estão online e disponíveis para uma conversa ou para tirar uma dúvida sobre algum assunto. Isso se estende aos professores também que muitas vezes você só terá contato por e-mail, chat, fóruns ou vídeo aula, nenhum destes meios substituem a velha e boa pergunta durante a explicação do professor, como no curso no qual eu estudo existe muita codificação e algoritmos em diversas linguagens de programação fica difícil para o professor te ajudar naquele ponto e vírgula ou aquele erro de sintaxe no qual estou errando. Nós temos um encontro presencial por semana para tirarmos nossas dúvidas, essa é mais uma ilusão. O encontro presencial não é com o professor e sim com um tutor do curso que fica no polo da cidade que você estuda, no meu caso eu fui só ao primeiro encontro para aprender a mexer no ambiente virtual de sala de aula, eu e 80% da turma.

O que pode ser prejudicial?

Bom fora o que foi mencionado no parágrafo acima existem mais alguns fatores que podem te prejudicar, os longos prazos para a entrega dos trabalhos e atividades online é uma espada de dois gumes, pois isso pode ser encarado como uma vantagem, “nossa tenho 2 meses para fazer a atividade x”. Porém se você for alguém que deixa sempre tudo para o final isso é complicado por que muitas pessoas podem estar fazendo a atividade na mesma hora que você, ou seja 3h antes de acabar o prazo de entrega de tal atividade.  Se 50% dos alunos de todos os cursos a distância da instituição decidem fazer suas atividades no final do prazo a infraestrutura precisa ser muito boa para não haver erros de conexão nem travamento deixando o sistema indisponível, o que aconteceu algumas vezes comigo durante o semestre diga-se de passagem.
O que é similar ao presencial é que você é um aluno sim, e suas notas dependem do que você aprendeu, não quer dizer que pelo fato do professor não estar passando slides pra você na sala de aula nem passando atividades que valem 1 ponto na média, você pode jogar tudo pra cima e fazer festa, você precisa de uma rotina diária de estudos. Onde eu estudo são 6 cadeiras por semestre e não é nada fácil você se autodisciplinar em estudar até aquelas cadeiras que não tem nenhuma influência direta com o seu curso que não vou dar nomes mas todos nós estamos cientes que elas existem. O aluno precisa sim ter uma característica autodidata, não estou dizendo que o aluno precisa ser nerd mas precisa ter facilidade de aprender sem muitas explicações e ser alguém que pesquise bastante sobre o assunto a ser estudado em outras fontes, não apenas nos livros indicados e disponibilizados pela instituição de ensino afim de construir um conhecimento sólido sobre o assunto estudado. Mas por que isso? Quanto mais você ler sobre um determinado assunto mais facilidade você terá de compreender sobre o mesmo, exemplo quando seu professor fala um assunto que você já estudou ou que está estudando a explicação do professor será um acréscimo para seu conhecimento isso serve para “EAD” ou presencial. 

As vantagens: 

Lembra que os prazos de entrega de trabalhos eram uma espada de dois gumes? O lado positivo disto é que você pode usar os longos prazos de entrega para fazer uma atividade “bem feita”, pesquisando várias fontes e adquirindo uma grande base de conhecimento, o resultado será uma boa nota no final do semestre, geralmente as notas no final do semestre refletem o que nós estudamos e aprendemos em cada cadeira. Outra vantagem é o preço. Sim, o valor de um curso a distância é muito menor que um presencial e isso atrai muita gente a esta modalidade de ensino, porém muitos começam mas nem todos permanecem pois não se acostumam a está metodologia de ensino. A economia não é só na mensalidade, mas você já fez os cálculos de quanto você gasta com transporte até a instituição de ensino? É e você só precisa ter aceso a internet e está tudo certo. O ensino a distância lhe dá um empurrão para você estudar, na ausência do contato com o professor diariamente você precisa buscar conhecimento por conta, não estou dizendo que o ensino a distância não disponibiliza materiais, não, muito pelo contrário, uma das coisas que me surpreenderam na instituição em que eu estudo foi uma biblioteca online com um grande acervo com vários livros para  leitura, disponível paraos alunos.

Vale a pena ?

Bem, para concluir, se você gosta de estudar eu acredito que não importa a modalidade de ensino que você escolher, você vai se dar bem, não vou mentir que quando você estuda a distância existe um preconceito, mas acredito que isso seja algo cultural no Brasil afinal o certificado de conclusão serão iguais, tanto para EAD quando para presencial. Se você  gosta de programar  ou codificar  existe vários cursos a distância no qual eu tenho adquirido muito conhecimento, segue  seguem algumas sugestões de sites: www.codecademy.com e para  aqueles  que  querem aprender inglês tem o duolingo: www.duolingo.com, bom vou ficando por  aqui fiquem a vontade para comentar com dúvidas e críticas estou à disposição, quero agradecer ao colega Carlos que  me convidou para participar  deste blog , abraço e até a próxima.

Share on Google Plus

About Carlos Castro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário